Home Coisas Incríveis da Vida Documentários e séries para conscientização e reeducação alimentar

Documentários e séries para conscientização e reeducação alimentar

por Milla Bertolin
conscientização-alimentar

Cada vez mais me pego tentando aprender sobre alimentação saudável, sobre como os alimentos agem no nosso organismo e os benefícios de cada um. Tipo um processo mesmo de conscientização alimentar, de entender sobre a influência das nossas alimentações em nossas vidas.

Acho super importante nos conscientizarmos do que comemos e colocamos dentro do nosso corpo, para assim fazermos escolhas mais acertadas e mais saudáveis. Quando mudamos hábitos e formas de pensar, também temos a chance de mudar nosso entorno e influenciar nossos familiares e amigos de forma positiva.

Veja abaixo alguns deles e, se você já tiver assistido, conta pra gente o que achou nos comentários!

1. Fed Up (documentário, 2014)

Nesse documentário é retratada a realidade da saúde infantil nos EUA e como isso vem se tornando um problema de saúde pública no país. A realidade é exemplificada com o dia-a-dia da alimentação dentro e fora do ambiente familiar, além de mostrar claramente a influência da indústria alimentícia (comidas processadas e fast-foods) nessas estatísticas assustadoras.

2. Muito além do peso (documentário, 2012)

O documentário foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. Existe um foco bastante desconcertante sobre a forma como o marketing da indústria alimentícia vem, “criminosamente” influenciando as escolhas alimentares de pais e crianças. Trata-se de um documentário intenso, com depoimento e participação de diversas famílias que têm crianças com problemas de obesidade e outras doenças decorrentes da mesma.

3. Ted Talk Jamie Oliver: Teach every child about food (palestra, 2010)

Aqui, o chef fala sobre seu projeto anti-obesidade em Huntington, nos EUA, e dá exemplos incríveis de como precisamos ensinar a nós mesmos e às nossas crianças formas mais saudáveis de nos alimentarmos para ter saúde no futuro.

4. Food Matters (filme, 2008)

https://www.youtube.com/watch?v=5WdcZMtgVQ0

O filme mostra como, através da alimentação incorreta, o ser humano fica cada vez mais sem saúde e escravo da indústria farmacêutica. A frase “você é o que você come” faz ainda mais sentido e mostra que alimentação tem importância, sim!

5. Ted Talk Sam Kass: Want teach kids well? Feed them well (palestra, 2015)

Nessa palestra, Sam mostra que para crianças prosperarem na vida, é necessária uma alimentação adequada e nutritiva. Seu trabalho conecta nutrição e educação em prol de um ensino com maior qualidade e resultados para as crianças.

You may also like