Home Coisas Incríveis da Vida Lugares incríveis para passar o Natal

Lugares incríveis para passar o Natal

por Gabi Bortolussi
lugares-para-passar-o-natal

Eu não sei vocês, mas eu amo o Natal! É, pra mim, sem sombra de dúvidas, a época mais gostosa do ano. Montar a árvore de natal junto com a família, dar voltinhas de carro pela cidade procurando pelas casas com a decoração mais bonita, passar horas planejando o que vai ter na ceia (e fazer votação pra decidir) e mais algumas horas planejando sobre os presentes (mesmo que a gente esteja super sem grana e compre só meias), encontrar com pessoas queridas, o espírito de querer ajudar o próximo (que deveria ser mantido todos os dias do ano). Ah, e tem também o amigo oculto – vai falar que você não fica tentando descobrir quem tirou quem até o último minuto? Tá bom, parei. Afinal, não estamos aqui para falar sobre a minha paixão pelo Natal ou nada do tipo – apesar de que eu poderia facilmente escrever quase um livro sobre como o espírito natalino é incrível – mais sim mas falar sobre os lugares mais incríveis para passar essa data linda.

Buscamos reunir informações sobre os locais com os “natais” mais lindos e tradicionais e maravilhosos e incríveis. Seja para sonhar ou para de fato planejar sua viagem, vem com a gente desbravar essa lista que é quase como um mimo.

Europa

Alemanha

Dresden – Alemanha

Os mercados alemães são, com certeza, os mais tradicionais e famosos da Europa. Praticamente todas as cidades na Alemanha abrigam pelo menos um mercado que normalmente fica em sua praça principal, e onde você encontra uma linda decoração natalina, comida de monte, além de mimos artesanais (os artesãos locais montam tendas para exibir seus produtos aos visitantes). Pela tradição e pela diversidade, a Alemanha com certeza é um dos lugares mais incríveis para passar o Natal.

Algumas das cidades que merecem a uma atenção especial na hora da escolha:

  • Dortmund é considerada a cidade com o maior mercado, com mais de 300 “barraquinhas” e a uma árvore de natal imensa;
  • Colônia é uma das cidades mais visitados. São erguidas aproximadamente 160 tendas e pavilhões em frente à famosa Catedral da cidade;
  • Dresden tem o lindo Striezelmarkt (como é chamado seu mercado de Natal) e, oferece uma série de atrações como: a padaria de Natal, a casa de contos de fadas e performances de música e dança;
  • Nuremberg tem seu mercado de Natal no seu centro histórico e medieval. Lá você pode (e deve) provar delícias típicas como gingerbread (biscoito de gengibre) e o Bratwurst (famosa salsicha);
  • Frankfurt, onde acontece o mais antigo mercado de natal da Alemanha, que data de 1393.

Áustria

Vienna – Áustria

Os mercados de Viena são mágicos, enormes e antigos – surgiram cerca de 700 anos atrás! O principal fica em frente à Prefeitura da cidade – que por si só já é maravilhosa. As árvores são enfeitadas com decorações maravilhosas, muitas luzes e barracas que vendem o melhor da culinária e artesanato tradicionais. Tem também uns vinhos quentes lá que sério, além de serem uma delícia, vão realmente te deixar quentinho.

Outra cidade que merece atenção é Innsbruck, uma pequena vila rodeada por montanhas – e muita neve! -. Ela também sempre aparece em listas dos melhores mercados de Natal na Europa.

República Tcheca

Praga – República Tcheca

A capital, Praga, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e durante o Natal ela fica ainda mais charmosa. A praça da “cidade antiga“, que é onde está o famoso “Relógio Astronômico”, é linda e com as barraquinhas e enfeites se torna mágica e inexplicavelmente romântica. Praga é, com certeza, um dos lugares mais charmosos para passar o Natal!

Estados Unidos

Nova York – Estados Unidos

Passar o natal nos Estados Unidos é tipo viver aqueles filmes que a gente via na infância, lembra? “Esqueceram de mim”, “Férias frustradas de Natal”, “Meu papai é noel”, dentre tantos outros. Aquela neve toda e um espírito de magia fora do comum.

Nova York é, com certeza, a cidade que mais vai fazer com que você se sinta em um típico filme de Hollywood. Muita decoração tradicional, frio (muito frio), neve, “Jingle Bells” nos alto-falantes e aquele espírito de alegria tipicamente americano.

Mas nem só de Nova York vive o natal norte americano. Outras cidades têm um natal tão incrível quando e merecem a sua atenção. Anota aí:

  • Aspen é um dos destinos de inverno mais queridinhos dos Estados Unidos. Nessa época neva bastante! Neve e natal, quer casamento mais perfeito que esse?;
  • Leavenworth, no estado de Washington, é aquela típica cidade de interior, onde toda a população se junta para transformar a cidade em um cenário de filme de Natal;
  • Vail é uma cidade do Colorado onde também neva bastante nessa época do ano, além de ser ótimo destino pra quem deseja se aventurar na prática de esportes de inverno;
  • Santa Claus é uma cidadezinha que fica em Indiana. O nome da cidade, em português, significa Papai Noel. Imagina que delícia passar o natal em um cidade que vive o ano todo em homenagem ao “Bom Velhinho”. Agora, acrescente a isso atrações temáticas, lojas, shoppings e luzes espalhadas pela cidade toda;
  • Boston já é linda em qualquer época do ano, mas no natal ganha árvores decoradas de todos os tamanhos e um tom de cores especial que faz o lugar parecer mágico.

Suiça

Basel – Suiça

Se você é um apaixonado por chocolate e natal, aconselho fortemente que considere ir a Zurique. Nessa época do ano a cidade ganha uma bela decoração com mais de 12 mil luzes que marcam a chegada da temporada de festas de fim de ano. Cantos tradicionais em igrejas e deliciosos chocolates quentes em passeios no frio são alguns dos ingredientes do Natal na cidade suíça.

Outras cidades da Suiça tambem merecem nossa atenção nessa época do ano: Basel, Grindelwald, Montreux, Berna e Einsiedeln.

Finlândia

Lapônia – Finlândia

Mais especificamente na Lapônia, que também é conhecida como a Terra do Papai Noel. Só isso já faz os olhos brilharem. Mas o Natal por lá é realmente incrível e inclui coisas como: dois parques temáticos, que contam com renas de verdade, um passeio na oficina do Papai Noel e também um encontro com o próprio. Passar o Natal onde é casa do Papai Noel realmente parece um sonho, ainda mais sendo em um dos lugares mais encantadores do mundo.

França

Estrasburgo – França

Estrasburgo já parece ser uma cidade linda o ano inteiro, mas durante as festas parece ficar ainda mais mágica. A cidade já ganhou o prêmio de “melhor mercado de Natal da Europa” por duas vezes. Por lá você vai encontrar  300 chalés de madeira espalhados por 11 aldeias temáticas no centro da cidade – o mercado principal fica na Place de la Cathédral e oferece um leque de artesanato, decorações e especialidades sazonais. Como se isso não fosse o suficiente, os mimos natalícios devem incluir obrigatoriamente a degustação das comidas locais: vin chaud (vinho quente) e biscoitos bredele, choucroute (couves em vinagre) e o guisado baeckeoffe. Bon appétit!

Colmar, outra cidadezinha que parece de contos de fadas também aparece sempre em listas dos melhores mercados de Natal da Europa.

E sempre haverá Paris, que já é incrivelmente mágica em qualquer época do ano, mas no Natal, isso chega a um nível máximo.

Brasil e América Latina

Gramado & Canela, Rio Grande do Sul – Brasil

Gramado – Brasil

Poucas cidades no Brasil investem tanto no clima natalino quanto Gramado e Canela, na região sul do Brasil. Os dois municípios se enfeitam e se iluminam por completo, sediando eventos que duram meses e fazem qualquer visitante acreditar no mundo encantado do “Bom Velhinho”.

Em Gramado, são mais de 500 apresentações de shows, espetáculos teatrais, desfiles e paradas que atraem multidões para as ruas. Canela não fica atrás e conta também com inúmeros espetáculos de música e teatro.

Curitiba – Paraná

Curitiba – Brasil

Curitiba é quase como que a representante oficial do Natal no Brasil e sua atração mais clássicas são as crianças posicionadas nas janelas do incrível Palácio Avenida, no centro da cidade, formando um coral que emociona, com suas canções, quem tiver o privilégio de estar presente.

Mas não é só isso que Curitiba tem a oferecer no Natal! Sua programação inclui feiras, exposições e concertos temáticos, a maioria ao ar livre. Locais que já são naturalmente mágicos, como o Paço da Liberdade, ganham um ar ainda mais incrível.

Campos do Jordão – São Paulo

Campos do Jordão – Brasil

A cidade é muito conhecida dos brasileiros e bastante visitada nos períodos de inverno pelas baixas temperaturas, pela deliciosa comida e pelo charme que ela apresenta. No natal, ela conta com uma decoração prá lá de especial que faz com que seja um dos destinos mais incríveis para se estar na época natalina.

O principal evento da programação especial é “Uma Vila de Natal em Campos do Jordão”, mas não é só isso. A praça Pinho Bravo é tomada por shows gratuitos, chalés decorados, bonecos animatrônicos, Casa do Papai Noel, dentre outras atrações.

San Juan – Porto Rico 

San Juan – Porto Rico

Puerto Rico é um Território dos Estados Unidos no Caribe, por isso, combina a tradição de Natal americana,com o calor dos trópicos. Na ilha, as celebrações começam um dia depois do Dia de Ação de Graças e vão até dia 6 de janeiro na Festa do Dia de Reis. Além disso, o famoso “Jingle Bells” é no ritmo de salsa e os pinheiros nevados são substituídos por lindas palmeiras. imperdível.

San Miguel de Allende – México

San Miguel de Allende – México

Localizada a 275 km de Cidade do México, a pequena cidade de San Miguel Allende é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e um dos destinos mais procurados no período de Natal no país.

A já linda arquitetura colonial e conservada do município fica coberta de luzes e decoração temática, e a programação – que começa dia 16 de dezembro – inclui procissões religiosas, desfiles de carros alegóricos, shows de música ao vivo e culmina em uma bela queima fogos de artifício. No dia 24, moradores costumam se vestir como Maria e José e passear pelas ruas da cidade, e em vários pontos é possível ver projeções de desenhos animados de Natal.

———————————————————————————————————————————

Seria incrível poder estar em um desses lugares para poder passar o Natal, concorda? Mas costumo dizer que, independente de onde você estiver, o que importa é que esteja rodeado das pessoas que ama e que você faça daquele o melhor lugar do mundo. Então, nada de ficar chateada se não der pra passar o Natal em um desses lindos lugares sobre os quais a gente falou, ok? Se você ficou animado e já quer começar a juntar uma grana pra realizar o sonho de ir pra algum desses lugares, vem pra esse post que a gente te ajuda a se programar (colocar link de como economizar pra viajar).

Por fim, você pode ter sentido falta de destinos fora da Europa, Estados Unidos ou do Brasil, né? Eu também senti! Mas acredite, busquei falar sobre lugares onde já estive ou lugares onde pessoas queridas e próximas já estiveram e me ajudaram a descrever. Espero que para as próximas listas tenhamos bagagem suficiente para incluir muitos outros lugares além desses. <3

You may also like