Home Coisas Incríveis da Vida O que ainda dá pra fazer antes que 2017 termine?

O que ainda dá pra fazer antes que 2017 termine?

por Milla Bertolin
fazer-antes-que-2017-termine

Faltam 3 semanas para o ano acabar e sei que já tem muita gente entregando os pontos… são 21 dias (ok, vamos tirar dia 25 e dia 31). Então concretamente temos 19 dias para ainda fazer acontecer! E pode acreditar: ainda tem muito coisa para fazer antes que 2017 termine.

Claro, não dá para resolver as mil coisas que você deixou para última hora, mas dá para priorizar e categorizar conforme a importância e a urgência para essas tarefas e objetivos serem, de fato, resolvidos. É importante ter em mente que essa análise precisa ser feita de forma bem racional, não vai adiantar tentar cumprir prazos e riscar tarefas da lista se estiverem totalmente fora da realidade. Aí vai ser um tal de apagar incêndio daqui e dali, e as coisas acabam não saindo com a qualidade ou prioridade que deveriam. É ou não é?

O momento agora é de priorização, e é importante você ser sincera(o) com você mesma(o), para não se sabotar!

Bora lá? Vamos à algumas dicas:

Tire algumas horas do seu sábado ou domingo para planejar a próxima semana.

Isso é super importante para te dar um panorama geral e te ajudar a encaixar tarefas menores entre compromissos. Importante também e deixar um espaço, algumas horas por dia, para emergências que aparecem. Sim, isso sempre acontece na correria de fim de ano, e se você conseguir prever esse tempo, já é de grande ajuda. Se não acontecerem urgências a resolver ou se você resolver em menos tempo do que o esperado, deixe um “plano B” em mãos (pode ser uma lista) de algo que você possa fazer com esse tempo que sobrou.

Estabeleça horários para responder emails e retornar ligações.

Você não tem ideia do tempo que isso economiza do seu dia e de como te ajuda a ficar mais produtivo! Você pode, por exemplo, colocar duas vezes ao dia, uma ao final da manhã e uma ao final da tarde. Claro que se for um assunto urgente, não tem como deixar para horários específicos. Mas vale a tentativa!

Faça listas de tarefas por categoria.

Por exemplo, você pode separar em categorias como: Natal, Viagem, Família, Trabalho, Casa. Em cada uma das listas, coloque os afazeres relacionados, sem nenhuma exceção. Dentro disso, seja realista e sincera(o): o que você consegue realizar e executar com tranquilidade? O que você pode delegar ou dividir com seu marido/esposa ou alguém da família? O que pode ficar para depois das datas comemorativas?

Não é fraqueza você dizer para si que não dá conta ou que é muita coisa. O principal do planejamento e organização é você ser verdadeiro e ter noção, sem mimimi, do que dá para ser feito. O que não der, anote, coloque avisos com alarmes para outras datas, delegue, só não deixe atrapalhando e preocupando o seu subconsciente!

Seja muito realista com prazos e compromissos.

O que, de fato, precisa ser resolvido ainda em dezembro? Depois do ano novo, os dias continuam acontecendo, independente do ano ter virado. Seguiu meu raciocínio? Então tem tarefas que podem estar na sua to-do-list e não são, necessariamente, prioridades ou urgências. Quais compromissos você poderia adiar? Quais prazos estão, de fato, chegando ao final?

Metas/objetivos atuais e metas/objetivos futuros.

Agora é que são elas. Analise cuidadosamente o que você havia planejado para 2017 e veja o que de fato conseguiu realizar. Anote o que deu certo, o que deu errado, o que pode ser melhor, o que você aprendeu. Com base nisso, pense nas suas metas e objetivos para 2018.

E aqui segue uma lista de afazeres gerais para te ajudar:

– Comprar todos os presentes de Natal até dia 16 (economizando muito tempo e evitando, assim, não encontrar o que você precisa e evitando as aglomerações de quem deixa para última hora).

– Se a compra do presente é online, certifique-se dos prazos de entrega para não ser pega(o) de surpresa!

– Veja quais itens podem ser doados (roupas, brinquedos, sapatos, etc) antes do Natal. Tenha certeza que você vai ajudar muitas pessoas!

– Dê aquela geral na casa e/ou no escritório! Faça a energia fluir 😉

– Se você vai viajar, faça uma lista de tudo o que precisará levar (tudo mesmo!) e certifique-se que tem todos os itens necessários (por exemplo, se você vai para a praia, seu biquíni está servindo no seu corpo?). Caso não tenha, providencie e não deixe para última hora.

– Verifique as contas a pagar em janeiro.

– Pense racionalmente o melhor a ser feito com o seu 13º salário.

– Se programe para seu check up anual de saúde e já deixe as consultas de 2018 marcadas para o primeiro trimestre (muitos médicos viajam em janeiro ou fevereiro, então é legal se antecipar para não ficar sem horário!)

– Se prepare para a volta às aulas dos filhos (matrículas, material escolar, novos uniformes e tudo o que for necessário).

———————————————————————————————————————————

E aí, alguma dessas dicas te ajudou? Você faz alguma coisa diferente? Comenta aqui embaixo! 😉

E um excelente fim de ano muito bem planejado a todas(os)!

You may also like