Home Foco na CarreiraDesenvolvendo Habilidades A importância de fazer pausas mentais

A importância de fazer pausas mentais

por Gabi Bortolussi
fazer-pausas-mentais

Não sei vocês, mas eu tenho a sensação de que os dias, hoje, passam bem rápido do que antigamente. Talvez seja porque antes a minha maior preocupação era sobre estudar para uma prova ou escolher a roupa da balada do final de semana. Hoje, as coisas já mudaram um pouco: prazos apertados para entregas de projetos, reuniões de negócios, uma casa para manter arrumada, refeições para preparar, academia, um namorido que demanda atenção, meditação… são tantas coisas que às vezes a gente acha que não vai aguentar. E são nesses momentos que a gente começa a entender a importância de fazer pausas mentais.

Além dessas tarefas todas, tem a pressão. Uma pressão que vem de todos os lados e ao mesmo tempo e é capaz de deixar qualquer pessoa maluca! Pressão essa que faz com que precisemos tomar doses cavalares de café durante o dia (para nos mantermos acordados), mas que, contraditoriamente, nos obriga a tomar remédios controlados para conseguir dormir à noite. “Me parece que algo de não errado não está certo”, concordam?

O que fazer então pra consertar o rumo das coisas? Ignorar ou fugir das nossas obrigações não me parece uma solução viável. Por outro lado, entender a importância de fazer pausas programadas (ou não tão programadas assim), e inserir essa hábito em nossos cotidianos pode ser exatamente o que precisamos para nos tornarmos mais eficientes e menos insatisfeitos com o nosso dia-a-dia. Sim, pode parecer bastante contraditório (estou cheia de coisas pra fazer e devo apenas fazer pausas pra melhorar isso? sim!), mas o fato de aceitarmos que somos apenas humanos e que precisamos recarregar nossas energias para continuar, faz com que isso ganhe um sentido.

As pausas devem ser programas e com um propósito, caso contrário podemos acabar apenas perdendo nosso precioso tempo. Mas como saber então quando devemos fazer essas pausas? Quando você se identificar com alguma das situações abaixo, pare, descanse sua mente e depois volte com muito mais força e eficiência para o que estava fazendo.

1. Você está constantemente doente

Sabe aquela semana em que você ficou doente várias vezes? Uma forte dor de cabeça no início da semana, uma tosse que não passava e um desajuste daqueles no intestino pra fechar com chave de ouro? Pois é, isso pode ser que você esteja ignorando a importância de fazer pausas e que, por isso, seu corpo esteja implorando por um momento de descanso.

Ainda não conseguimos controlar nosso sistema imunológico, por isso não é uma grande surpresa que você fique doente nos momentos mais inconvenientes. Isso é o seu corpo respondendo à grande quantidade de estresse ao qual você o está submetendo.

Para evitar que isso aconteça, faça suas pausas mentais e prepare-se para encarar suas semanas e os possíveis estresses que elas podem trazer. Mantenha-se em uma rotina que lhe permita dormir o suficiente e comer de forma saudável, você precisa se sentir bem para executar o seu melhor.

2. Você está sempre irritada

Sabe quando a sua mãe fala qualquer coisinha boba e você já se sente extremamente incomodada? Ou quando te desejam um bom dia e único pensamento que vem à sua cabeça é “só se for pra você!”? Isso, além de não ser nada agradável é um claro sinal de que você precisa fazer uma pausa.

Tire um tempo para relaxar e fazer alguma coisa que você goste, mesmo que seja ouvir uma música ou sair para correr. Essas simples coisas farão com que você se sinta mais confortável e veja as situações de uma forma mais otimista. Obs: as pessoas que convivem com você agredecem! ????

3. Você está tão estressada com o passado que não consegue focar no presente

Mesmo trabalhando a toda vapor em um projeto com deadline curto, você não consegue parar de pensar no erro que cometeu no último relatório sobre o desempenho das vendas ou sobre como se sente culpada por não ter conseguido ir à academia um único dia durante toda a semana que passou? Por mais que você tente se concentrar, esses pensamentos não vão embora e você se vê presa a eles e com a sua produtividade caindo exponencialmente?

Esse tipo de situação acontece devido à toda aquela pressão que nos é imposta e, caso a você não consiga controlá-la, é possível que sua efetividade diminua drasticamente e de forma contínua!

Ao fazer uma pausa você dará à sua mente a chance de relaxar, além de dar a ela o tempo necessário para “resolver” de uma vez por todas essas questões que estão como pendentes. Dessa forma, quando voltar ao trabalho, esses pensamentos já não estarão mais presentes e você poderá de fato ficar 100% focada no que realmente importa.

4. Você está se negligenciando

Se a sua rotina vira uma bagunça e você deixa de jantar para terminar um projeto a tempo ou deixa de ir ao médico porque acha que não tem tempo, está mais do que na hora de fazer uma pausa.

Por mais que suas obrigações e responsabilidades sejam importantes, sua saúde deve ser sempre a prioridade! Não cuidar de você mesma, além de ser uma coisa bastante irresponsável, vai ter causar mais estresse e mais perda de tempo no futuro, analiticamente dizendo.

Nesse caso específico, é importante que você use a sua pausa mental para se programar e entender que cuidar da sua saúde é imprescindível. Por isso, faça um cronograma que a impeça de desconsiderar sua saúde e comece a seguir um caminho em busca de uma melhor qualidade de vida.

5. Você está extremamente cansada e não consegue dormir

Quer coisa melhor para renovar suas energias do que uma boa noite de sono? O problema acontece quando você deita para dormir e não consegue. Isso, além de ser muito frustrante faz um mal imenso à sua saúde. Pensamentos intermináveis giram em loop na sua cabeça e, inevitavelmente, a ansiedade chega. Ótima hora para entender a importância de fazer pausas e começar a colocar isso em prática.

Tente deixar a sua mente vazia (caso você consiga) ou ocupá-la com algo que de fato você goste. Faça uma xícara de chá, vá até a janela e respire! Se você tem o hábito de meditar, faça isso por alguns minutos. É possível que só essas pequenas coisas já façam com que sua mente consiga relaxar e que você tenha uma boa noite sono.

6. Você está sempre deprimida

Por mais que seja normal que tenhamos dias ruins, quando isso se torna constante é sinal de que há alguma coisa errada. Pode ser que você esteja reprimindo seus sentimentos e emoções e, a longo prazo, você acaba se tornando uma bomba relógio. Nesse momento, é importante que você faça uma pausa mental e tente entender como se sente e porque se sente daquela forma. Caso seja necessário, não hesite em procurar um profissional que possa te ajudar com esse processo.

Uma boa forma de lidar com as emoções é sentindo-as, simples assim! Além de não haver vergonha nenhuma nisso é um sinal de que você é humana e está viva (\o/).

7. Você não se permite ter um tempo para o lazer

Eu sei que a vida anda corrida e que nem sempre a gente pode parar e assistir aquele episódio da nossa série favorita que acabou de sair. O problema é quando você não se permite assistir esse episódio nunca, quando você não se permite “ser feliz”. Sabe quando você aceita aquele convite de uma amiga para ir ao cinema e no meio do filme se sente culpada por estar ali sendo que tem um milhão de coisas pra fazer? Você claramente precisa de uma pausa mental.

Quando esse tipo de culpa vier à sua cabeça, tente afastar-lá para o mais longe que conseguir! Se divertir não só é maravilhoso como é extremamente necessário. Entenda: a sua produtividade será muito maior quando você estiver feliz e sem a sensação de que a vida é feita apenas de obrigações.

Inspiração

Agora que você já leu todas essas dicas e informações, pare e reflita um pouco: você se permitiu, recentemente, fazer uma pausa mental? Caso a resposta seja não, está aí uma boa oportunidade para começar a implementar esse hábito na sua vida! Não menospreze a importância de fazer pausas mentais e os benefícios que esse hábito trará para a sua vida. Separei algumas inspirações para suas pausas. Enjoy it!

Cozinhe o seu prato preferido!

Faça uma viagem!

Ouça sua lista preferida do Spotify!

Medite por algum tempo!

Saia para se exercitar!

Assista um filme ou, quem sabe, uma temporada inteira de uma série!

 

You may also like